segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Desafio Matemático
A professora Cristina respondeu ao nosso desafio e acertou.
Nós também já descobrimos e aqui fica a solução.
Primeiro o agricultor leva a ovelha e deixa-a na outra margem e volta vazio. A seguir leva o lobo mas traz novamente a ovelha, deixa-a e leva a couve para junto do lobo e volta para ir buscar a ovelha.
Ana Sofia e Juliana
Nós também já descobrimos e aqui fica a solução.
Primeiro o agricultor leva a ovelha e deixa-a na outra margem e volta vazio. A seguir leva o lobo mas traz novamente a ovelha, deixa-a e leva a couve para junto do lobo e volta para ir buscar a ovelha.
Ana Sofia e Juliana
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
"Um lobo pela trela" - DESAFIO MATEMÁTICO
A história que lemos tinha um desafio que foi lançado pela nossa professora. Tentem também resolvê-lo e digam-nos a resposta.
Um agricultor foi à feira para vender uma couve repolhuda e uma ovelha gorda, mas teve que levar um lobo à trela que andava volta da sua quinta e que queria comer as outras ovelhas. Eles tinham que atravessar um rio de barco, mas o barco só podia levar o agricultor e um deles de cada vez. A ovelha não podia ficar junta com o lobo porque ele comia-a e a couve não podia ficar com a ovelha porque ela também a comia. Como será que o agricultor resolveu este problema? Vamos ajudá-lo!
Miguel e Bruno
Um agricultor foi à feira para vender uma couve repolhuda e uma ovelha gorda, mas teve que levar um lobo à trela que andava volta da sua quinta e que queria comer as outras ovelhas. Eles tinham que atravessar um rio de barco, mas o barco só podia levar o agricultor e um deles de cada vez. A ovelha não podia ficar junta com o lobo porque ele comia-a e a couve não podia ficar com a ovelha porque ela também a comia. Como será que o agricultor resolveu este problema? Vamos ajudá-lo!
Miguel e Bruno
Plano Nacional da Leitura
Hoje, à tarde, lemos um livro que se chama "Um lobo pela trela". Conversámos sobre a história e observámos as imagens.
Por fim, estivemos a descobrir as profissões que estão relacionadas com a construção de um livro. São elas: escritor, ilustrador, dactilógrafo, paginador, encadernador, fotógrafo, editor...
Pedro Ferreira
Por fim, estivemos a descobrir as profissões que estão relacionadas com a construção de um livro. São elas: escritor, ilustrador, dactilógrafo, paginador, encadernador, fotógrafo, editor...
Pedro Ferreira
AS PROFISSÕES
Andamos a estudar as profissões, na área de Estudo do Meio
Pesquisámos e encontrámos algumas adivinhas que aqui deixamos para descobrirem a profissão certa.
Pesquisámos e encontrámos algumas adivinhas que aqui deixamos para descobrirem a profissão certa.
adivinhas_profissões
View more presentations or Upload your own.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Os grupos de trabalho
O grupo constituído pelo Miguel, Bruno, Pedro Emanuel e Ana Margarida chama-se Campeões e estão a estudar o AR.
O grupo constituído pela Francisca, Pedro Miguel e Diogo chama-se Cientistas e estão a estudar a ÁGUA.
O grupo constituído pela Ana Sofia, Margarida, Artur e Pedro Ferreira chama-se Coleguinhas e estão a estudar o FOGO.
O grupo constituído pela Joana, Juliana, Beatriz e Stefanie chama-se Pintinhas e estão a estudar o FOGO.
Área de Projecto
Este foi o projecto elaborado por nós.
Agora andamos a realizar algumas dessas actividades.
“ Educação para o Ambiente”
Vamos conhecer melhor o que existe no nosso planeta: água, ar, terra e fogo...e tentar salvá-lo...
O que queremos?
Descobrir informação sobre os diferentes elementos do nosso planeta...
Descobrir tipos de poluição da terra, do ar e da água...
Modificar pequenos hábitos ...
Observar imagens, fotos e vídeos...
Saber como é constituído o ar...
Saber como se forma o fogo...
Saber onde existem vulcões...
Identificar locais muito poluídos...
Descobrir soluções para salvar o planeta...
Descobrir como se forma e onde existe a água...
Descobrir quando surgiu a terra...
O que vamos fazer?
Pesquisar na Internet, livros, enciclopédias…
Recolher informação...
Tratar a informação recolhida...
Escrever textos...
Realizar entrevistas a pessoas especialistas na matéria…
Recortar imagens em diversos documentos escritos...
Desenhar ideias e locais ou espaços observados...
Fotografar...
Produzir um power point...
Como vamos fazer?
Trabalhar em grupo
Tirar conclusões
Comunicar o que sabemos
Expor trabalhos na sala de aula e no nosso blogue de turma
Agora andamos a realizar algumas dessas actividades.
“ Educação para o Ambiente”
Vamos conhecer melhor o que existe no nosso planeta: água, ar, terra e fogo...e tentar salvá-lo...
O que queremos?
Descobrir informação sobre os diferentes elementos do nosso planeta...
Descobrir tipos de poluição da terra, do ar e da água...
Modificar pequenos hábitos ...
Observar imagens, fotos e vídeos...
Saber como é constituído o ar...
Saber como se forma o fogo...
Saber onde existem vulcões...
Identificar locais muito poluídos...
Descobrir soluções para salvar o planeta...
Descobrir como se forma e onde existe a água...
Descobrir quando surgiu a terra...
O que vamos fazer?
Pesquisar na Internet, livros, enciclopédias…
Recolher informação...
Tratar a informação recolhida...
Escrever textos...
Realizar entrevistas a pessoas especialistas na matéria…
Recortar imagens em diversos documentos escritos...
Desenhar ideias e locais ou espaços observados...
Fotografar...
Produzir um power point...
Como vamos fazer?
Trabalhar em grupo
Tirar conclusões
Comunicar o que sabemos
Expor trabalhos na sala de aula e no nosso blogue de turma
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
AS NOSSAS COROAS DE REIS E RAINHAS
DIA DE REIS
A chegada dos três Reis Magos a Belém.
A história dos três Reis Magos
View more presentations or Upload your own.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Trabalho de Grupo
Hoje, estivémos a trabalhar em grupo.
A tarefa era procurar em diferentes livros poesias sobre o Inverno.
Os diferentes grupos encontraram várias poesias e escolheram estas:
INVERNO
As águas gelaram
nas fontes, no rio
de pedra ficaram
que frio, que frio!
As águas corriam
corriam contentes
nos beirais passaram
formaram pingentes.
Pingentes de gelo
cristal a tremer
brincos de princesa
que eu queria ter.
Lágrimas gigantes
pingam dos beirais
ficaram de pedra
já não correm mais.
Alice Gomes
Pesquisa do grupo: Coleguinhas
DIAS DE CHUVA
Está a chover? Não me importo.
Mesmo em casa, sem sair,
há tanta coisa engraçada
para a gente se divertir!
Com uma tesoura recorto
papéis brancos ou de cor,
faço um cavalo e um a vapor.
Colo tiras de papel,
armo uma tenda estupenda,
Pinto quadros nunca vistos
com tintas e um picel
que a minha tia me deu.
Está a chover? Não te importes
e faz assim como eu. aparece
M.ª Isabel Mendonça Soares
Tilinta a chuva nas folhas
Das árvores, uma chuva miudinha,
Branquinha que, ora aparece
Por cima dos altos pinheiros
Detrás das nuvens a galope.
Já se sente o Inverno.
Aquilino Ribeiro
Cai a chuva, ploc, ploc,
corre a chuva, ploc, ploc,
como um cavalo a galopr.
Enche a rua, plás, plás,
esconde a lua, plás, plás,
e leva as folhas atrás.
Luísa Ducla Soares
Pesquisas do Grupo: Cientistas
O Inverno
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Vem de sobretudo,
Vem de cachecol
o chão onde passa
parece um lençol.
Esqueceu as luvas
perto do fogão:
quando as procurou,
roubara-as um cão.
Com medo do frio,
encosta-se a nós:
dai-lhe café quente
senão perde a voz.
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Eugénio de Andrade
Pesquisa do grupo: Exploradores
Vento
Copas dançando
folhas bailando
barcos navegando
janelas cantando
moinhos moendo
nuvens correndo
saias levantando
papagaios voando
chapéus caindo
papeis fugindo
pássaros brincando...
é isto o vento.
Ou será só o ar
em movimento?
(Tão descoloridas
tão desencantadas
todas as palavras
que tem a pergunta
deste pensamento...)
Teresa Martinho Marques
Pesquisa do grupo:Amiguinhos
A tarefa era procurar em diferentes livros poesias sobre o Inverno.
Os diferentes grupos encontraram várias poesias e escolheram estas:
INVERNO
As águas gelaram
nas fontes, no rio
de pedra ficaram
que frio, que frio!
As águas corriam
corriam contentes
nos beirais passaram
formaram pingentes.
Pingentes de gelo
cristal a tremer
brincos de princesa
que eu queria ter.
Lágrimas gigantes
pingam dos beirais
ficaram de pedra
já não correm mais.
Alice Gomes
Pesquisa do grupo: Coleguinhas
DIAS DE CHUVA
Está a chover? Não me importo.
Mesmo em casa, sem sair,
há tanta coisa engraçada
para a gente se divertir!
Com uma tesoura recorto
papéis brancos ou de cor,
faço um cavalo e um a vapor.
Colo tiras de papel,
armo uma tenda estupenda,
Pinto quadros nunca vistos
com tintas e um picel
que a minha tia me deu.
Está a chover? Não te importes
e faz assim como eu. aparece
M.ª Isabel Mendonça Soares
Tilinta a chuva nas folhas
Das árvores, uma chuva miudinha,
Branquinha que, ora aparece
Por cima dos altos pinheiros
Detrás das nuvens a galope.
Já se sente o Inverno.
Aquilino Ribeiro
Cai a chuva, ploc, ploc,
corre a chuva, ploc, ploc,
como um cavalo a galopr.
Enche a rua, plás, plás,
esconde a lua, plás, plás,
e leva as folhas atrás.
Luísa Ducla Soares
Pesquisas do Grupo: Cientistas
O Inverno
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Vem de sobretudo,
Vem de cachecol
o chão onde passa
parece um lençol.
Esqueceu as luvas
perto do fogão:
quando as procurou,
roubara-as um cão.
Com medo do frio,
encosta-se a nós:
dai-lhe café quente
senão perde a voz.
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Eugénio de Andrade
Pesquisa do grupo: Exploradores
Vento
Copas dançando
folhas bailando
barcos navegando
janelas cantando
moinhos moendo
nuvens correndo
saias levantando
papagaios voando
chapéus caindo
papeis fugindo
pássaros brincando...
é isto o vento.
Ou será só o ar
em movimento?
(Tão descoloridas
tão desencantadas
todas as palavras
que tem a pergunta
deste pensamento...)
Teresa Martinho Marques
Pesquisa do grupo:Amiguinhos
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Poesias de Inverno
Chove, chove, ping, ping
Chove, chove,
Ping... Ping...
Chove chuva sem parar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
E o menino sem brincar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Correm os rios para o mar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Estão os barcos a navegar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Andam chapéus pelo ar.
Chove, chove,
Ping... Ping...
Gosto de estar a olhar.
A chuva a cair,
O vento a soprar,
E eu aqui sozinho
Sem poder brincar.
Regresso à escola
Estamos de novo na escola.
Elaborámos um conjunto de desejos para a nossa sala, para este Ano Novo de 2010. Aqui estão eles.
-Trabalhar concentrados
-Descobrir coisas novas
-Ler e estudar muito
-Ser perfeito na letra e nos trabalhos
-Concordar com as ideias dos colegas no trabalho de grupo.
Prometemos tentar cumprir os nossos desejos.
Elaborámos um conjunto de desejos para a nossa sala, para este Ano Novo de 2010. Aqui estão eles.
-Trabalhar concentrados
-Descobrir coisas novas
-Ler e estudar muito
-Ser perfeito na letra e nos trabalhos
-Concordar com as ideias dos colegas no trabalho de grupo.
Prometemos tentar cumprir os nossos desejos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)