sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Prenda para a MÃE

FIZEMOS UM LINDO BLOCO NOTAS...


b

DIA DA MÃE

Está a chegar o Dia da Mãe e andámos a fazer um pequena prenda e hoje escrevemos um bonito poema:
MÃE
Mãe tu és:
bonita, querida e a melhor...
és engraçada, jeitosa e carinhosa...
és impressionante, linda e amiga...
és belíssima, habilidosa e delicada...
és generosa, trabalhadora e espantosa...
és maravilhosa, aplicada e fantástica...
és protectora, lutadora e educadora...
mãe, tu és a minha melhor amiga.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desfile da Primavera


OS PARES



OS RAPAZES



AS RAPARIGAS

Finalmente concluímos os nossos trajes para participar no desfile da Primavera, em Abrantes. Tivemos um grande trabalho mas estamos muito contentes porque achamos que ficamos giros.
Fizemos um pequeno ensaio e então vestimos os fatos hoje à tarde e estavamos deliciados com o resultado. Esperamos que amanhã não chova e que os nossos pais, familiares e amigos nos possam ir ver.
Para aqueles que nos visitam podem já hoje espreitar e ver como vamos. Estamos bonitos!...O que acham?

D. Francisco de Almeida


Para participarmos no Desfile da Primavera temos andado a elaborar os fatos cujo o tema estava relacionado com a época dos descobrimentos e a vida de D. Francisco de Almeida que faz, este ano de 2010, 500 que morreu.
Assim, andámos a fazer várias pesquisas sobre esta figura da história e ficámos a saber o seguinte:
D. Francisco de Almeida nasceu em Lisboa em 1450 e morreu a 1 de Março de 1510.
Era filho de Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes e de D. Beatriz da Silva, dama da corte de D.Duarte e camareira - mor de D.ª Isabel, esposa de D. Afonso V.
Casou com D.ª Joana Pereira, de quem teve dois filhos: D. Lourenço e D. Leonor.
Ao serviço de D. Afonso V, D. Francisco de Almeida demostrou os seus dotes militares na batalha de Toro (1476) que, embora de resultados negativos para Portugal, foi reveladora das suas capacidades militares.
É neste contexto que a atenção de D. Manuel recai em D. Francisco de Ameida, como sendo a pessoa que lhe inspira mais confiança para deter os seus poderes semelhantes aos do rei.
A sua presença portuguesa na Índia foi ganhando terreno e D. Manuel compreendeu que devido ao grande espaço, era necessário haver coordenação e autoridade, para garantir o comércio das especiarias. Era necessária uma presença pernamemte no local, com poderes decisórios. Aceitou a ideia de enviar um Vice - Rei, mas dado os grandes interesses em jogo. É neste contexto que surge a figura de D. Francisco de Almeida como 1º vice-rei da Índia.
A sua missão é derrotar os Turcos, que estão na região, o que consegue em 1509. É em 1509 que D. Francisco de Almeida termina o seu vice-reinado, embora não da melhor maneira, pois tenta impedir Afonso de Albuquerque, seu sucessor, de assumir os seus poderes. No regresso a Portugal, morre (1510) numa escaramuça com cafres nas proximidades do cabo da Boa Esperança.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Biodiversidade


Concluimos, hoje, o nosso trabalho para participar na exposição da Festa da Primavera, em Abrantes, sobre o tema BIODIVERSIDADE.
Numa tela tentámos representar alguns dos seres vivos existentes no nosso meio ambiente. Procurámos reutilizar diversos materiais trazidos por nós: pacotes de sumo, palhinhas do leite, cápsulas nespresso, rolhas de plástico, folhas de revistas, formas de papel, molas e cascas de nozes. Numa tela pintámos o fundo com a técnica da esponja e organizámos os diferentes elementos nesse espaço.
Agora o trabalho está pronto para abalar e juntar-se a todos os outros.

O estendal das histórias


Mas o que é um Grufalão? Não sabemos, não!...Ainda estamos a tentar descobrir o que é um Grufalão. Será um monstro? Um urso?, Um ouriço cacheiro? Moldámos em plasticina aquilo que poderia ser e noutro dia tentaremos chegar à resposta.

A professora Cristina leu, a seguir, uma história com uma personagem mistério chamada Grufalão.

Hoje fomos à Biblioteca do nosso Agrupamento fazer uma actividade de animação de leitura muito gira.
Estava lá a professora Cristina Assis à nossa espera e depois de conversarmos um pouco fomos estender num cordel folhas copiadas de vários livros. De seguida tirávamos de dentro de bolsas pedacinhos que pertenciam a essas folhas e íamos pendurar na folha a que pertenciam. Por fim fomos a um conjunto de livros encontrar aqueles que pertenciam às respectivas folhas. Estivemos com muita atenção e gostámos muito.

terça-feira, 13 de abril de 2010


Olá a todos!
Voltámos à escola cheios de força para trabalhar.
A Primavera está cheia de vontade de brilhar e a natureza despertou para a vida.