quinta-feira, 22 de abril de 2010

D. Francisco de Almeida


Para participarmos no Desfile da Primavera temos andado a elaborar os fatos cujo o tema estava relacionado com a época dos descobrimentos e a vida de D. Francisco de Almeida que faz, este ano de 2010, 500 que morreu.
Assim, andámos a fazer várias pesquisas sobre esta figura da história e ficámos a saber o seguinte:
D. Francisco de Almeida nasceu em Lisboa em 1450 e morreu a 1 de Março de 1510.
Era filho de Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes e de D. Beatriz da Silva, dama da corte de D.Duarte e camareira - mor de D.ª Isabel, esposa de D. Afonso V.
Casou com D.ª Joana Pereira, de quem teve dois filhos: D. Lourenço e D. Leonor.
Ao serviço de D. Afonso V, D. Francisco de Almeida demostrou os seus dotes militares na batalha de Toro (1476) que, embora de resultados negativos para Portugal, foi reveladora das suas capacidades militares.
É neste contexto que a atenção de D. Manuel recai em D. Francisco de Ameida, como sendo a pessoa que lhe inspira mais confiança para deter os seus poderes semelhantes aos do rei.
A sua presença portuguesa na Índia foi ganhando terreno e D. Manuel compreendeu que devido ao grande espaço, era necessário haver coordenação e autoridade, para garantir o comércio das especiarias. Era necessária uma presença pernamemte no local, com poderes decisórios. Aceitou a ideia de enviar um Vice - Rei, mas dado os grandes interesses em jogo. É neste contexto que surge a figura de D. Francisco de Almeida como 1º vice-rei da Índia.
A sua missão é derrotar os Turcos, que estão na região, o que consegue em 1509. É em 1509 que D. Francisco de Almeida termina o seu vice-reinado, embora não da melhor maneira, pois tenta impedir Afonso de Albuquerque, seu sucessor, de assumir os seus poderes. No regresso a Portugal, morre (1510) numa escaramuça com cafres nas proximidades do cabo da Boa Esperança.

Sem comentários: