domingo, 31 de outubro de 2010

O Palhinhas

Este ano aderimos novamente à proposta da Tagus para enfeitar uma placa com a personagem Palhinhas. O desafio lançado constava na montagem da personagem Palhinhas com materiais recicláveis, na pintura da placa e na produção escrita que contasse uma aventura do Palhinhas num dos locais (castelo, igreja, aldeia...) do nosso concelho. O desafio foi lançado e todos construiram uma aventra que foram lidas à turma e escolhida as duas melhores e depois esses dois alunos organizaram as ideias e escreveram o texto final: Palhinhas - Uma Aventura no Castelo.
O resultado foi este:
Palhinhas: Uma Aventura no Castelo

Numa manhã fresca e com algum nevoeiro, um rapaz chamado Palhinhas, foi dar um passeio pela cidade de Abrantes. Ele chegou a um cantinho de Abrantes e descobriu uma rua estreitinha e caminhou por ela até que esta foi dar a um edifício cinzento que lhe parecia ser um castelo. Ele bateu numa grande porta de madeira escura e ouviu umas vozes grossas:
- Quem és tu?! Não podes entrar. – Disseram dois guardas muito altos que tinham nas mãos duas espadas compridas que cruzavam fazendo uma cruz não deixando entrar estranhos e muito menos aquele rapaz desconhecido.
O Palhinhas como era muito curioso insistiu em entrar e foi procurar outra porta nas traseiras do Castelo. Andou, andou à volta até que encontrou uma porta mais pequena que estava encostada. Espreitou por ela e não vendo ninguém entrou e começou a caminhar por um túnel escuro e assustador. Sentiu um pouco de frio e medo mas não desistiu. Depois de tanto caminhar encontrou uma saída que foi dar dentro do castelo e ali o Palhinhas ficou deslumbrado com tudo o que via e todas as pessoas com que se cruzava perguntavam:
- Quem és?
- Sou o Palhinhas.
- E o que fazes aqui?
- Sou visitante do castelo.
- Os guardas deixaram-te entrar? – Perguntou o Rei desconfiado.
- Não, mas eu entrei pela porta traseira do castelo.
- Porquê? – Insistiu o Rei.
- Porque lá não havia cavaleiros a guardarem a porta.
- Não podes estar aqui., tens que sair.
Ouvindo isto o Palhinhas tratou de correr dali para fora até que descobriu um subterrâneo e foi andando por ele fora até que encontrou um grande salão com muitas antiguidades e relíquias: espadas, arcos, quadros bandeiras, canhões mapas e uma lareira grande e muito antiga acesa. Espantado com tudo desceu umas escadas muito estreitas e inclinadas que iam ter a um pequeno quarto. Abriu a porta e para seu espanto estava lá presa uma linda princesa que tinha a chave de um pequeno cofre. O Palhinhas mal viu a Princesa apaixonou-se logo por ela e a Princesa por ele.
- Por que estás presa neste quarto tão pequeno e escuro? – Perguntou o Palhinhas.
- Desobedeci ao Rei, o meu pai, e ele castigou-me. Ajudas-me a fugir daqui para fora e a ir conhecer o mundo?
- Sim, ajudo e vou contigo. -Disse o Palhinhas.
O Palhinhas desatou a Princesa e de imediato os dois abriram o cofre e levaram as moedas de ouro que estavam no cofre. Fugiram com muito cuidado para não serem descobertos.
Quando já estavam fora do castelo passaram por uma linda igreja e o Palhinhas disse:
- Um dia casaremos nesta igreja e seremos felizes para sempre.
- Sim, seremos felizes para sempre! – Respondeu a Princesa.

1 comentário:

vanda disse...

Gostei muito do vosso Palhinhas ! Eram todos muito engraçados e tive alguma dificuldade em escolher um para votar, mas lá votei e espero que ganhe o melhor!
Beijinhos a todos os pintinhas